My favorites | Sign in
Project Home Downloads Wiki Issues Source
Search
for
LEIAME_pt_BR  
Documentação do qirssi (pt_BR)
Featured, Phase-Deploy
Updated Mar 5, 2009 by sysco...@gmail.com

Introdução

O qirssi é um trayicon e notificador de mensagens para o irssi.

Recursos

  • Utilizando o trayicon do qirssi, você pode abrir e fechar facilmente uma janela de terminal contendo uma sessão do screen rodando o irssi.
  • Você pode obter alertas de novas mensagens por meio de ícones e/ou balões de mensagens.
  • Os alertas também são configuráveis por expressões regulares. Você pode, por exemplo, requisitar alertas para mensagens privadas de apenas alguns nicks.
  • Não é necessário rodar o DBus nem o notification-daemon. Toda a comunicação necessária é feita usando Unix Domain Sockets puros.

Como funciona?

  • Um script em Perl configurável roda dentro do irssi e fica à espera de novas mensagens. Quando é necessário notificar uma mensagem, um alerta é passado para o aplicativo qirssi usando um Unix Domain Socket localizado em ~/.irssi/qirssi.sock.
  • O aplicativo qirssi é escrito em C++ usando a plataforma Qt. Ele fica à espera de novos alertas no socket e pode mudar seu ícone e/ou exibir balões de mensagens.
  • Quando o trayicon é clicado, o qirssi abre uma janela de terminal dentro da qual é rodado o comando screen -RdS qirssi irssi.

Por que não uma interface completa em Qt para o irssi?

  • A abordagem do qirssi é mais simples e foi mais fácil de implementar.
  • O qirssi é mais leve do que uma interface completa em Qt seria.

Como compilar

qmake qirssi.pro
make

Como instalar

  • Copie o qirssi para seu diretório de binários. Para instalar globalmente:
install -s -m755 qirssi /usr/bin
  • Copie o qirssi.pl para ~/.irssi/scripts ou para /usr/share/irssi/scripts:
install -m644 qirssi.pl /usr/share/irssi/scripts

Como configurar o irssi

Edite o arquivo ~/.irssi/startup. Diga ao irssi para carregar o script qirssi.pl e defina suas opções preferidas para o qirssi.

Por exemplo:

script load qirssi.pl
qirssi priv icon,balloon
qirssi pub icon ^seunick

Com essas configurações, você será notificado por uma mudança de ícone e por um balão de mensagens sempre que receber qualquer mensagem privada, e será notificado apenas por uma mudança de ícone caso receba uma mensagem pública que contenha seunick no início da mensagem.

Veja a seção a seguir para maiores informações sobre as opções suportadas.

Comandos /qirssi suportados

Nos comandos listados abaixo, tipo_notificacao pode ser icon, balloon, ou uma combinação de ambos.

Atualmente, o qirssi suporta os seguintes comandos:

  • /qirssi priv tipo_notificacao regex_nick
Com isso, você será notificado a respeito de uma mensagem privada se o nick da pessoa que lhe enviou a mensagem contiver a expressão regular regex_nick.
Se regex_nick for omitido, você receberá notificações a respeito de qualquer mensagem privada, não importando quem a tenha enviado.
  • /qirssi pub tipo_notificacao regex_msg
Com isso, você será notificado a respeito de uma mensagem pública se o corpo da mensagem contiver a expressão regular regex_msg.
  • /qirssi
Com isso, você receberá na tela uma pequena ajuda do qirssi. Serão exibidas também as opções de notificação atualmente configuradas.

Abrindo o irssi usando o trayicon

O terminal padrão usado pelo qirssi é o urxvt -e. Se você quiser mudar isso, você pode definir a variável de ambiente QIRSSI_TERM. Por exemplo:

export QIRSSI_TERM="uxterm -e"

Quando o trayicon é clicado, o qirssi abre uma janela de terminal dentro da qual é rodado o comando screen -RdS qirssi irssi.

Desta forma, a sessão do screen é unicamente identificada pelo identificador "qirssi", de tal modo que o qirssi sempre abrirá a mesma sessão do screen. Além disso, se a sessão não houver sido criada ainda, ela será criada já rodando o irssi.

Então, você não precisa se preocupar com nada. Simplesmente clique no trayicon, que você terá uma janela do irssi. Você pode fechar essa janela diretamente se quiser ocultar o irssi, e então pode simplesmente clicar novamente no trayicon para exibir o irssi de novo.

Comment by giuliani...@gmail.com, Mar 30, 2009

Podia ser criada uma opção disable click/double click. Dessa forma o qirssi não executa nada ao ser clicado por engano e fica ali, só notificando. Isso é interessante quando se usa o yakuake, por exemplo, onde o terminal fica sempre aberto e basta um f12 para aparecer.


Sign in to add a comment
Powered by Google Project Hosting